20/04/23

 José Sebastião Serra da Motta nasceu em Abrantes, em 10 de Dezembro de 1883, tendo falecido em 1943.Licenciou-se em Direito em Coimbra mas, estabeleceu-se em Abrantes como Notário, pintor autodidata. Manifestou desde muito cedo a sua vocação de artista plástico. Começou a desenhar perfis das pessoas que perto dele conviviam com seu Pai, diariamente, na Farmácia Mota. Dos azulejos da antiga Igreja do Socorro (mais tarde Farmácia Motta Ferraz), retratou um dos motivos para a casa de Apolinário Marçal, no entanto a paisagem e a figura humana são o tema predominante da sua pintura.

 

Em 1910 organiza uma exposição de trabalhos seus e das suas alunas pois tinha, entretanto, criado um centro de desenho na antiga Sociedade dos Artistas de Abrantes. Expôs ainda em Abrantes em 1914 e 1926. Pintou na Beira Baixa muitos dos seus quadros e também no Algarve.
Por duas vezes expôs no Salão Silva Porto (a última um ano antes de falecer).

 

 

As suas obras figuram nos Museus de Arte Contemporânea de Lisboa, Bragança, Guimarães, Viseu, Figueira da Foz, Guarda, Teixeira Lopes de Gaia, José Relvas – Patudos e Biblioteca Municipal de Abrantes, para além de numerosas coleções particulares. 

 

Uma das suas obras de maiores dimensões foi vendida por € 3.000 numa leiloeira de Lisboa. Nota: José Serra da Motta expôs na Sociedade Nacional de Belas Artes entre 1915 e 1943, onde ganhou diversos prémios.

 

 Recortes do jornal "o Abrantes de 31 de Julho de 1910, com a noticia da sua exposição




Sem comentários: