04/04/18

António Rosa Casaco

António Rosa Casaco nasceu a 1 de março de 1915, no Rossio ao Sul do Tejo. Filho de pai incógnito, um pai que, no entanto, está bem identificado e conheceu perfeitamente: António Augusto da Silva Martins, ex-campeão de tiro e participante nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, em Paris. O mesmo pai de dois conhecidos clínicos - António Gentil da Silva Martins e Francisco Gentil da Silva Martins, o primeiro o cirurgião plástico e cirurgião pediatra que chegou a ser 8.º Bastonário da Ordem dos Médicos de 1977 a 1986, este último oncologista e de Joana Rosa, mulher simples e pobre. António não concluiu  a instrução primária. Ficou-se pela frequência das chamadas escolas regimentais, em Abrantes. Teve uma infância miserável, deprimente e de extrema pobreza. Começou a trabalhar com dez anos, como aprendiz de marceneiro. Aos 15 anos foi para Lisboa, para casa de uma tia. Regressou ao Rossio para se alistar  como voluntário, no Grupo Misto de Artilharia Montada. Em 1936 alistou-se na Legião Portuguesa. Foi admitido na PVDE em 12 de Janeiro de 1937

Foto de 1950 de Eduardo Gageiro, no seu livro Olhares

 Ficha de cadastro na Policia Internacional de Defesa do Estado (P.I.D.E)

Esteve ligado à arte da fotografia, conhecido como o Fotógrafo de Salazar . São dele,  as melhores imagens de Salazar. Imagens divulgadas em dois livros:   Salazar na Intimidade e Férias com Salazar.
 



Foi o agente da PIDE, que chefiou a brigada que assassinou o General Humberto Delgado no dia 13 de fevereiro de 1965, perto de Badajoz.


Faleceu em  Cascais, 5 de Julho de 2006







Sem comentários: